Acabei de morrer, agora é a vez de vocês

Rascunho sobre Atos 1.8
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Quando recitamos ou lemos esse verso do primeiro capítulo do livro de Atos, enfatizamos o vocábulo grego dynamis de tal forma que perdemos de vista outra palavra imprescindível para a correta compreensão dessa famosa passagem: testemunha.
Dynamis pode ser traduzido por poder, virtude, dinamismo e lançando nesse texto bíblico um olhar neopentecostal, empresarial, capitalista (...), acabamos alimentando o deus deste século e todas as suas formas de desejos já apontados quase dois mil anos atrás pelo Apóstolo João, em sua primeira carta. Concupiscências.
Testemunha é martyrios no texto grego original, é aquele que, se for preciso, morre pela causa, dá literalmente a sua vida por aquilo que acredita. Encontrei essa excelente definição no Blog Assim Mesmo: “O mártir é aquele que, podendo escapar, não o faz. É testemunha da sua própria entrega.”
Vivendo no natural (na carne como dizemos), não teríamos condições de enfrentar a morte defendendo Jesus e seu Evangelho. Então Ele diz “fiquem em Jerusalém, para receberem poder pra morrer”. Ou então “acabei de morrer... agora é a vez de vocês... porém esperem o revestimento do alto pra que vocês não tenham os valores e bens deste mundo como mais preciosos que Eu e então, dessa forma, não queiram mais morrer”.
Comentários
Que grande verdade é essa de que nao queremos mas morrer hein...
Na verdade vejo que o crente quer cada dia + ser cheio de "poder"... e por essa busca neopentecostal insessante de um sobrenatural nao consiguimos + pensar no exemplo de Jesus e dos martires que nos antecederam que amando aquilo no qual acreditavam deram sua vida pala causa.
A perseguição purifica as intenções, de modo que qdo a Igreja sai da marginalidade ela ganhou e perdeu. Ganhou espaço e liberdade de expressão, mas perdeu sua integridade e sua missão...
Abraços!