"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

18 de abril de 2011

E o dízimo? Serve pra que?


Difícil
Pastor tenho feito esta pergunta a vários pastores e nenhum me respondeu com verdade.
Na lei os dízimos eram para mantimento dos serviços do santuário mas também para os pobres ,estrangeiros viúvas e nescessitados. Por que nao vemos os dízimos hoje sendo distribuidos da forma como a lei manda? Sustento do santuário, obreiros e também pobres, desempregados, viúvas e orfãos?
_________________________________________________________________________________

Resposta:
Porque muitos tem medo de encarar que o dízimo não é normativo, mas fruto da generosidade do crente. Também por uma série de fatores como enriquecimento desenfreado de alguns pastores, a megalomania que assola os líderes que querem construir obras faraônicas ao invés de pastorear igrejas. Assim, ficam preteridas as viúvas, os órfãos e todos que precisam das ofertas... Respondido?


4 comentários:

Mario Sérgio disse...

Sempre é bom refletir sobre temas bíblicos, que com o tempo e por variados interesses são desvirtuados no meio evangélico. O dízimo, até ponto fundamental de salvação já virou. A graça há muito, foi substituída pela contribuição financeira dos crentes.

Um grande abraço!

Mario Gonçalves disse...

Obrigado pela visita meu amigo!

Transparência na administração e redefinição das prioridades no uso dos recursos financeiros. Mais para a assistência social, educação e alívio do pobre.

Será que é pedir muito?

Anônimo disse...

Lidereres que pregam sobre dizimos,não entendem o contexto de malaquias e tudo que a antiga aliança prescrevia e ordenava.Hoje não existe mais sacerdocio levitico,pois eram a unica classe ordenada por DEUS a recolher os dizimos do povo que eram coisas do campo,animais etc.Colocam o povo embaixo de maldição pois assim diz a escritura sagrada Galatas 3:10.Dizem que tem fé esperando o dizimo do povo no final do mes,mas não tem fé para que DEUS possa attuar na vida dos irmãos e esses CONTRIBUIREM voluntariamente como em 2cor9:7.LEMBREM-se o templo de jerusalém foi derribado acabando-se toda cerimonia,ritual levitico.Thiago diz:aquele que faz acepção comete pecado e o que vemos hoje em relação aos que não dão"os dizimos"ficam de fora.CRISTO NOS RESGATOU DA MALDIÇÃO DA LEI.NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS,que o ESPIRITO DE DEUS fale melhor no coração de quem ler este comentario.E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

Anônimo disse...

E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 2:44-47
Fico pensando, em malaquias o texto diz dizimos (10%), neste texto diz que vendiam tudo e distribuiam. Se alguns não querem nem entregar ou devolver os 10%, muito menos tudo!! e ainda vem falar que era mandamento do antigo testamento. Meu respeito a todos, mas o que paga a agua, a luz, os instrumentos, o pastor para ficar somente por conta das ovelhas, quem paga o combustivel para colocar nos carros da Igreja para fazer evangelismo? O problema e que jogamos pedra uns nos outros. Se vc nao quer contribuir, não o faça, escolha outra igreja que não necessite da sua oferta para sobreviver!! mas não jogue pedras ou condene, para nao ser reu da propria lingua. Não concordo com a exploracao religiosa, mas ter sustento e manutencao da casa de Deus é nossa obrigação.

que Deus lhes abram a mente, coração e também o bolso.