"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona

2 de abril de 2010

Centenário das ADs Brasil - Um olhar histórico


...

Assim a cada ano que se passa o mito sueco [Daniel Berg e Gunnar Vingren] mais se faz presente no contexto assembleiano. Seja para legitimar lideranças, doutrinas e costumes, ou para conclamar a união de todos os ministérios, pois afinal de contas todos os assembleianos têm nos suecos sua origem espiritual comum. Basta verificar como a imagem dos pioneiros escandinavos é usada nos históricos das igrejas e convenções.

O que essa supervalorização dos missionários suecos esconde na verdade são as contradições e os muitos embates que houve entre eles e os pastores brasileiros durante os primeiros anos e o período de formação das Assembléias de Deus no Brasil.

...

Leia o texto na íntegra aqui, no ótimo blog do Prof. e historiador Mário Sérgio.

3 comentários:

Mario Sérgio disse...

Meu querido irmão. Acredito que essa valorização do mito sueco seja intencional. Ao perceber as transformações da igreja, principalmente na questão de usos e costumes, os pioneiros sempre são lembrados. Ricardo Gondim em entevista ao sociólogo Ricardo Mariano no livro Neopentecostais já apontava há anos atrás, essa postura de valorização dos suecos chamando de "ícone sueco". Esse ícone segundo ele é uma das causas do conservadorismo da denominação.Ultimamente a imagem dos suecos tem sido usada mais para vínculo interno, ou seja, dar uma unidade simbólica a igreja diante de tantos interesses conflitantes. Pois a cada dia os líderes dão demonstrações de que o importante é o seu projeto político-eclesiástico. A solução é uma postura mais crítica do povo de Deus em todas as coisas. Um grande abraço!

Alexandre Pitante disse...

Paz,

Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus continue lhe abençoando poderosamente.

Estou seguindo o vosso blog.

Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

Siga-nos também.

Fica com Deus.
Um abraço, Alexandre Pitante.

Pr. Antonio Romero Filho e Marlene Romero disse...

Prezado, a paz, a partir deste momento estarei seguindo o seu blog, parabéns. Pr. Romero